![]() | ![]() | ![]() |
---|
Como projetar o espaço gourmet com churrasqueira
O brasileiro adora churrasco, isso todo mundo sabe. Com a nova onda de espaços gourmet, todos querem um cantinho do churrasco, para reunir os amigos e fazer a festa. Por isso mesmo, é quase impossível pensar em uma área de lazer residencial sem churrasqueira.
Um espaço gourmet é uma extensão ou integração da sala de estar e cozinha. Onde é possível preparar e degustar alimentos e bebidas no mesmo ambiente que se compartilha momentos agradáveis com seus convidados ou familiares.
Planejar um lugar que vai servir de ponto de encontro para momentos agradáveis com os amigos e a sua família é uma responsabilidade muito grande.
Ao projetar os espaços gourmet que receberão as churrasqueiras e chapeiras, assim como fornos e cooktops, é preciso planejar o ambiente levando em conta as especificidades de cada equipamento.
Antes de mais nada, você deve contratar um profissional para desenvolver o projeto. Eles se dedicam exclusivamente a estudar o nosso comportamento e adaptam os ambientes para que sejam cada dia mais a nossa cara, e que nos auxiliem nos novos desafios das nossas vidas cotidianas.
Vamos conferir as dicas que separamos para você projetar o espaço da sua churrasqueira:
– Espaço e conforto
Em primeiro lugar você precisa pensar na estrutura e no ambiente disponível para montá-lo. Por isso, é importante analisar dimensões, medidas e a planta do lugar. Analise quantos amigos pretende chamar para cada evento e qual o espaço necessário. Busque por referências que façam sentido para você, e que se adaptem ao seu cotidiano. Com isso definido você pode iniciar seu projeto.
Procure construir este espaço minimamente desenhado e bem arquitetado, para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência de um bom churrasco.
– Ambiente integrado
O ambiente integrado também é uma solução inteligente e otimizada para o seu espaço gourmet. Integrar significa mesclar os diferentes ambientes da sua casa, que, nesse caso, devem ser a cozinha, a sala e a varanda.
– Design
Agora é a hora de definir qual vai ser a cara do seu espaço, defina o local da casa, as cores e modelos de móveis que você prefere. Busque por inspirações como rústico, moderno ou despojado.
– Iluminação
Sim, a iluminação também merece destaque quando falamos na construção de qualquer novo ambiente. Você pode não perceber, mas ela faz parte da decoração como qualquer outro item.
– Decoração
Uma das partes mais legais! É a hora de brincar com os móveis, quadros, mesas, copos e talheres. Procure sempre se atentar ao estilo que escolheu, para que todas os detalhes se encaixem no projeto final.
– Móveis e equipamentos
Temos que falar dos equipamentos dentro do seu espaço gourmet. Seja ele pequeno ou grande. Você precisa definir quais os tipos de móveis, objetos e recursos decorativos você deve usar.
– Revestimentos
Opte sempre pelos revestimentos fáceis de limpar. Citamos como exemplo os pisos de porcelanato, réguas de madeira e pias de granito.
Esse tipo de material é resistente, bonito e deixa o espaço gourmet com uma cara mais moderna e “clean”. Você vai acabar descobrindo a facilidade e a praticidade desses revestimentos.
– Armários
Os armários são essenciais para manter tudo organizado, principalmente porque espaços gourmet precisam de mais objetos (pratos, talheres, copos, etc.).
– Instalações
Outro item importantíssimo numa área gourmet. Tomadas em boa quantidade e bem distribuídas, pois são diversos os eletrodomésticos usados. Opte por pia grande, com cuba funda.
– Área verde
Projete seu espaço para que o jardim faça parte do ambiente, junto com as plantas e vasos na área externa.
– Churrasqueira
A churrasqueira é o principal elemento de uma área gourmet. É o centro das atenções, digamos assim.
São diversas as opções de churrasqueiras que você pode optar para a sua área de lazer. Tem as churrasqueiras convencionais, tradicionais a carvão, a que produz menos fumaça, como churrasqueiras elétricas, a gás ou a bafo.
Você também pode optar por ter na sua área gourmet um forno de lenha para pizzas. Uma excelente ideia não é mesmo?